O inverno 2025 na moda masculina: O que esperar das passarelas
As Semanas de Moda Masculina são eventos fundamentais no calendário da moda mundial, servindo como termômetro para as tendências que vão dominar as próximas temporadas. Durante esses eventos, estilistas e marcas revelam suas coleções, antecipando o que estará nas vitrines das lojas e, consequentemente, no guarda-roupa dos homens ao redor do mundo. A maratona de desfiles internacionais de inverno 2025 começa já na próxima sexta-feira, 17 de janeiro, com as renomadas Semanas de Moda Masculina de Milão e Paris.
Em Milão, o calendário é mais enxuto, com ausências notáveis e poucas estreias, refletindo uma temporada mais intimista. Já em Paris, a programação é um pouco mais intensa, com alguns retornos importantes e um desfile de estreia aguardado com grande expectativa.
Essa redução no line-up é um reflexo das dificuldades enfrentadas pelo mercado de luxo nos últimos anos. O setor tem apresentado um crescimento muito abaixo das expectativas, com taxas de apenas 2% para 2024, e a previsão para 2025 aponta para um ritmo semelhante. O custo elevado de organizar um desfile de moda tem levado algumas marcas a adotar medidas mais austeras, seja otimizando seus gastos ou até mesmo cortando por completo a participação nos grandes eventos.
A Semana de Moda Masculina de Milão, que acontece de 17 a 20 de janeiro, terá a ausência de algumas marcas renomadas, como Dsquared2, Etro, Fendi, Gucci, JW Anderson, MSGM e Moschino. As quatro primeiras optaram por apresentar suas coleções de inverno 2025 em desfiles combinados (masculino e feminino), que ocorrerão em fevereiro.
A Fendi, por exemplo, marcará sua apresentação no mês seguinte com um evento especial para celebrar os 100 anos da marca romana. Esse desfile também será a estreia de Silvia Venturini Fendi na direção criativa da coleção feminina, área que ela não havia liderado até então.
A Gucci, por sua vez, justificou a fusão das coleções masculinas e femininas em um único desfile como parte da estratégia de seu novo diretor criativo, Sabato De Sarno, para consolidar sua visão criativa. A Moschino, por outro lado, optou por apresentar sua linha masculina junto à coleção resort 2025, enquanto a MSGM decidiu fazer sua presença sentir de forma diferente, com uma festa em vez de um desfile tradicional.
Por outro lado, a nova geração de designers se destaca com algumas estreias promissoras. O francês Pierre-Louis Mascia, que até então desfilava na temporada feminina e marcou presença na edição de junho de 2024 da Pitti Uomo, em Florença, e o britânico Saul Nash, são duas das grandes apostas desta temporada. Além deles, a apresentação de Domenico Formichetti com sua PDF e da marca chinesa Pronounce devem trazer novas perspectivas e renovar a energia da semana de moda masculina em Milão.

A Semana de Moda Masculina de Paris acontecerá entre os dias 21 e 26 de janeiro, e promete agitar o calendário fashion com algumas estreias e grandes retornos. O evento mais aguardado na capital francesa é a estreia de Peter Copping como diretor criativo da Lanvin. O estilista, com um currículo impressionante que inclui passagens pela Balenciaga de Demna, Nina Ricci e Oscar de La Renta, além de sua colaboração com Marc Jacobs na Louis Vuitton, fará seu debut no encerramento da fashion week, no domingo, 26 de janeiro. Outra chegada que promete trazer novidades à moda masculina é a de Willy Chavarria, um dos nomes mais brilhantes da moda estadunidense contemporânea.
Além disso, a London-based S.S Daley, vencedora do prêmio LVMH em 2022 e favorita de celebridades como Harry Styles, e a linha IM Men, da Issey Miyake, também fazem suas estreias nas passarelas parisienses, trazendo novas perspectivas e uma energia renovada ao evento. O retorno de Jacquemus, que não participa da fashion week desde 2019, é outro momento aguardado com ansiedade, assim como o retorno de Paul Smith, que ficou ausente por uma estação após sua apresentação na Pitti Uomo.
Entretanto, algumas ausências importantes também marcam a programação deste ano. Loewe, Wales Bonner e Dries Van Noten não estarão presentes fisicamente, sendo que a coleção de Dries Van Noten, já assinada pelo novo diretor criativo Julian Klausner, será apresentada em lookbook. A Givenchy, que espera a estreia de Sarah Burton, adiou sua apresentação para março, e Valentino, sob a direção de Alessandro Michele, desfilará as coleções masculina e feminina juntas, em um evento único mais tarde.
CALENDÀRIO

Semana de moda masculina de Milão, inverno 2025
Sexta-feira, 17.01
12h – Pierre-Louis Mascia
16h – PDF
17h – Philipp Plein
Sábado, 18.01
07h – Pronounce
08h30 – Dolce & Gabbana
15h – Emporio Armani
Domingo, 19.01
08h – Magliano
10h – Prada
12h – Saul Nash
Segunda-feira, 20.01
07h – Giorgio Armani
11h – Zegna
Semana de moda masculina de Paris, inverno 2025
Terça-feira, 21.01
14h30 – Louis Vuitton
Quarta-feira, 22.01
06h – S.S Daley
Quinta-feira, 23.01
07h – IM Men/Issey Miyake
08h30 – Rick Owens
13h30 – Yohji Yamamoto
Sexta-feira, 24.01
06h – Junya Watanabe
10h30 – Dior Men
13h – Comme des Garçons Homme Plus
14h – Willy Chavarria
16h30 – Kenzo
Sábado, 25.01
06h30 – Kiko Kostadinov
11h – Hermès
Domingo, 26.01
07h – Sacai
10h – Jacquemus
16h – Lanvin